quinta-feira, 10 de julho de 2008

Somos civilizados???


A algum tempo tenho me deparado com algumas reportagens nada agradáveis, e o mais interessante é que ninguém fala nada, virou rotina ligar a televisão e ouvir que espancaram um garoto ou que duas meninas brigaram do lado de fora de uma escola e uma teve convulsão e por aí vai.
Infelizmente a verdade é que todo mundo se acostumou a isso, mas, porque nos acostumamos? Porque transformamos isso numa rotina? Não importa.
A verdadeira pergunta deveria ser – qual é realmente o verdadeiro significado da palavra CIVILIZADO? O que é ser civilizado? O que aconteceu com as pessoas?
No momento a única coisa que me entristece é que eu não sei mais quem somos, não sei em que momento da história a humanidade se perdeu ou talvez ela nunca tenha se achado mesmo, não é?
O que é civilizado em nossa sociedade? É freqüentar uma igreja? É usar roupas? É ser sociável? Pois bem, isso é ser civilizado. Mas e quando pais batem em crianças, pessoas jovens espancam mais velhos, crianças no mundo das drogas, adolescentes que amam ver sangue e adoram espancar os outros. Aí eu me pergunto: Onde o termo civilizado se aplica nesse momento? – Eu não sei, você sabe?
A única coisa que posso fazer são perguntas, eu pessoalmente estou cheia de duvidas e desilusões, o que diferencia uma pessoa civilizada de uma não civilizada? Não deveria haver diferenças, apenas pode se tratar de culturas diferentes. E quando se fala em evolução, ficamos mesmos mais evoluídos? Possuir a tecnologia nos deixou o quanto mais civilizados, ou, conscientes de nossa existência? E a guerra? O que ela é? O que mudou? O fato de hoje usarmos aviões, armas super potentes, etc, mudou alguma coisa? Afinal as pessoas morrem do mesmo jeito só que agora por bombas inteligentes. Não vamos esquecer de Israel, Palestina, onde morrem pessoas todos os dias. Não vamos esquecer da África, da sua pobreza, onde crianças morrem todos os dias. A minha única esperança é que talvez um dia as pessoas se lembrem que podem AMAR.

Nenhum comentário: